A relevância do TEAM BUILDING para a sua EMPRESA

O TEAM BUILDING é um recurso que as empresas normalmente usam para fazer com que o espírito de equipa se desenvolva no ambiente de trabalho melhorando, consequentemente, o desempenho e produtividade dos colaboradores.

Quanto maior o sentimento de grupo e uma cultura de trabalho positiva, maior a produtividade da empresa. A partir daí os colaboradores começaram a ter consciência da importância de se manter em um ambiente de trabalho agradável com uma equipe unida e motivada.

Existem vários tipos de conceitos para o Team Building e as aplicações também são diversas e podem ser abordadas de diferentes formas por diferentes organizações, mas no geral, a construção de equipas consiste em trabalhar atividades descontraídas com características lúdicas e desafiadoras num espaço diferente, normalmente ao ar livre, a fim de desenvolver o espírito de equipa, compromisso, união, sintonia, liderança, superação de desafios e cumplicidade entre os envolvidos, indo além de uma simples ação motivacional.

 

As empresas precisam estar em constante renovação para fidelizar clientes antigos e conquistar novos, além de melhorar sua performance e resultados, para isso é preciso manter atual e investir no capital intelectual da empresa e, se preocupar com os colaboradores e suas relações mútuas, pois uma equipa formada por indivíduos com comportamento pró-ativo, capacidade de liderança, unidos e dispostos a resolver conflitos em conjunto trazem um grande e importante diferencial para as empresas. O Team Building é um aliado para fazer com que os colaboradores de uma organização desenvolvam habilidades e características como liderança, confiança, espírito de equipa e muito mais.

Se o objetivo é motivar e melhorar a performance das equipas, o Team Building pode ir desde ações de formação, congressos e conferências, a reuniões de empresas, eventos de outdoor,  eventos temáticos e comemorativos, a viagens de incentivos.

Qual o impacto e resultados do Team Building?

–  Devem ter um conteúdo fortemente emocional, para que sejam consideradas experiências fantásticas e inesquecíveis. Isso ajuda a compreensão dos processos e resultados, e melhora a retenção na memória;

– Melhora a comunicação dentro da empresa ao reforçar o espírito de equipa e isso reflete numa maior interação entre os colaboradores, o que muitas vezes, apesar de trabalharem juntos, não tinham contacto antes das atividades;

– Faz com que os colaboradores trabalhem mais motivados, factor fundamental para uma realização eficaz das funções exercidas e para o aumento de produtividade.

 

Discover All Nature,  Events & Active Tourism

0 comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo anterior
Coasteering aos olhos do cliente
Próximo artigo
Os 5 Benefícios dos Desportos de Natureza!